Mobilidade na rua Santos Bernardes 2ª Parte
1.2.3. De seguida está o local do ponto de vista da mobilidade, que tem maiores problemas. A circulação pedonal deste lado da rua está direccionada para o uso do espaço público dependente do Edifício Arandis.
1.2.3. De seguida está o local do ponto de vista da mobilidade, que tem maiores problemas. A circulação pedonal deste lado da rua está direccionada para o uso do espaço público dependente do Edifício Arandis.
Estes espaço tem algumas barreiras (degraus e está bastante elevado em relação ao passeio). O passeio é apertado, sendo quase impossível a circulação pedonal, quer pelo estacionamento das viaturas quer pelos obstáculos. Parquímetro, caixas de comunicações tubagens e ferros espetados no chão.
Alargar o passeio junto do estacionamento. Continuar com estacionamento em espinha, reduzido o espaço de circulação das viaturas com a largura para a passagem de socorros (exemplo auto-escada dos bombeiros) . Cortando a hipótese de estacionamento em 2ª fila (principal entrave à circulação na cidade).
O estacionamento poderia ser alinhado com o estacionamento que está marcado junto da Sotopal.
Neste espaço de passeio existem espetos, tubos e ferros perigosos para que ali circula. O parquímetro e as caixas de comunicações são mais um entrave, devendo ser encontradas outras soluções.
A melhoria da mobilidade neste local será fundamental para que seja impedida a circulação do outro lado da rua no caso de construção ou derrocada da actual parede.
Poderia também ser efectuado um acordo com o condomínio do edifício Arandis colocar uma rampa que facilite a mobilidade às pessoas que queiram ir às lojas e Clínica ali instaladas.
.2.4. De seguida está o Edifício da Sotopal que está em fase de conclusão , depois de concluído se o passeio continuar como anteriormente, o lancil não estará rebaixado (foto tirada ainda com os taipais)
2.5. A mobilidade junto da Caixa de Crédito Agricola é má. Idêntica à existente no Edificio Arandis.
Os Moloks instalados só perturbam o espaço de estacionamento!
O uso do passeio é impossível pois as viaturas encostam as rodas ao lancil e não há passeio para os peões quanto mais para as pessoas com problemas de mobilidade.
Quem tem mobilidade pode circular através do espaço do próprio edifício, no final tem mais umas escadas!
Os Moloks instalados só perturbam o espaço de estacionamento!
O uso do passeio é impossível pois as viaturas encostam as rodas ao lancil e não há passeio para os peões quanto mais para as pessoas com problemas de mobilidade.
Quem tem mobilidade pode circular através do espaço do próprio edifício, no final tem mais umas escadas!
Sugestão
Idêntica à que proponho para ao Edificio Arandis.
Deslocação dos Molokes.
Alargamento do passeio e alinhamento do estacionamento com o que está junto da Sotopal
NOTAS FINAIS:
As sugestões que dou são de um simples cidadão que não tem conhecimentos técnicos de Arquitectura, mas tem o bom senso de sugerir, participar e de forma educada e cívica contribuir para o bem estar da nossa cidade.
De certeza que poderão haver soluções melhores, mais económicas das que sugiro, espero pois que este levantamento e sugestões possam ajudar na resolução deste problema, pois sinto-me revoltado quando vejo uma pessoa com problemas de mobilidade a circular pelo meio da estrada .
Armando Fernandes
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